Skip to main content

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, aceitaram o convite para participar da cúpula do G20, que será realizada em novembro deste ano. A decisão de convidar ambos os líderes políticos partiu do presidente da Indonésia, Joko Widodo.

“Expressei minha esperança de que a guerra possa terminar em breve, de modo que uma solução pacífica possa progredir por meio de negociações”, disse Widodo, em publicação no Twitter. “Entendemos que o G-20 pode ser um catalisador para a recuperação econômica global.”

O líder da Indonésia também disse que estabeleceu contato com Putin, para falar da situação da Ucrânia e da cooperação com o G20. “Enfatizei que a guerra deve parar imediatamente, e as negociações de paz devem ter uma chance”, salientou. “A Indonésia está disposta a contribuir com esse objetivo.”

Até o momento, Putin recusou todas as ofertas para participar de um encontro com Zelensky. As negociações para um eventual cessar-fogo não avançaram e ainda não houve progresso significativo em um acordo de paz mais amplo.

Em razão da invasão da Ucrânia, os russos sofreram com as sanções aplicadas pelos países do G20. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não pretende dialogar com Putin, embora o líder chinês, Xi Jinping, se oponha à medida.

 

Matéria elaborada por Revista Oeste: https://revistaoeste.com/mundo/zelensky-e-putin-aceitam-convite-para-participar-da-cupula-do-g20/

Deixe uma resposta