Skip to main content

Ao longo de 2021, a Região Nordeste produziu quase 80 milhões de quilos de camarão em cativeiro no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região é responsável por 99,7% da produção nacional.

O órgão divulgou os números sobre o setor na quinta-feira 22. De acordo com o IBGE, o Ceará lidera entre os Estados, sendo responsável por quase 40% do total do país.

“O Ceará é o principal produtor”, informa o IBGE em nota. “Com um aumento de 38,3% na produção, o Estado se distanciou do Rio Grande do Norte, Estado com a segunda maior produção, e alcançou 33,7 mil toneladas, ou 42,9% do total nacional.”

De 2020 a 2021, conforme dados do instituto, a quantidade produzida cresceu 18%. Além disso, a expansão ocorreu pelo quarto ano seguido.

“A cada edição da pesquisa, o setor mostra ter superado de forma consistente a crise da incidência do vírus da mancha branca”, afirmou Mariana Oliveira, analista da pesquisa. A praga já devastou criações inteiras no país.

Entre os municípios responsáveis pela criação, Acari (CE) ocupa o primeiro lugar em produção: 11% do total nacional. Somando o Nordeste e o restante do Brasil, quase 200 cidades produzem camarão no Brasil.

 

Matéria elaborada por Revista Oeste: https://revistaoeste.com/agronegocio/nordeste-produz-quase-100-camarao-do-brasil/

Deixe uma resposta