Skip to main content

Vladimir Putin, presidente da Rússia, proibiu as exportações de 200 itens até o fim de 2022. O decreto com a decisão foi assinado nesta quinta-feira, 10.

“A lista inclui tecnologia, telecomunicações, equipamentos médicos, veículos, máquinas agrícolas, equipamentos elétricos — mais de 200 itens no total, incluindo vagões e locomotivas, contêineres, turbinas, máquinas de processamento de metal e pedra, monitores, projetores, consoles e painéis”, disse o Gabinete presidencial russo em comunicado.

O Ministério da Economia afirmou que a Rússia proibiu as exportações “como uma resposta lógica às imposições contra o país e visam garantir o funcionamento ininterrupto de setores-chave da economia”. A pasta avisou que suspenderá temporariamente a venda de fertilizantes, mas que tem “acordos com países amigáveis”.

Em uma reunião do governo transmitida pela televisão hoje, Putin classificou as sanções impostas em reação à invasão à Ucrânia como ilegítimas e disse que o país vai superá-las de modo calmo. Mas o político admitiu os impactos causados por essas medidas sobre a economia.

“É claro que nesses momentos a demanda por determinados bens sempre aumenta, mas não temos dúvidas de que resolveremos todos esses problemas trabalhando com calma”, afirmou.

Também nesta quinta-feira, o Kremlin deu um ultimato às empresas estrangeiras que paralisaram as atividades no país. O governo traçou novas políticas para assumir o controle temporário de companhias que estão saindo da Rússia e tenham mais de 25% de participação estrangeira. Os proprietários teriam cinco dias para retomar a atividade ou recorrer a outras opções, como vender sua participação.

 

Matéria elaborada por Revista Oeste: https://revistaoeste.com/mundo/governo-da-russia-proibe-exportacoes-de-200-itens/

Deixe uma resposta