Skip to main content

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira, 31, a liberação de 1 milhão de barris de petróleo por dia de seu estoque de emergência. De acordo com o presidente Joe Biden, a intenção é conter a alta no preço dos combustíveis.

A medida deve durar seis meses, totalizando 180 milhões de barris. Isso drenará quase um terço da Reserva Estratégica de Petróleo dos EUA, que atingirá seu nível mais baixo desde 1984.

“O mundo nunca teve uma liberação de reservas de petróleo nesse nível”, informou a Casa Branca. “A liberação providenciará um volume histórico de suprimento até o fim deste ano, quando a produção doméstica aumentará.”

O petróleo vinha subindo desde o ano passado e chegou a quase US$ 140 o barril, em razão da invasão da Ucrânia pela Rússia. Antes mesmo do anúncio de hoje, a commodity caía 5%, com a expectativa da liberação.

A alta na cotação tem afetado as economias globais, incluindo a do Brasil, onde o preço do diesel e da gasolina acumulam alta de mais de 40% e 20%, respectivamente, neste ano.

 

Planos ambiciosos

 

O anúncio faz parte de um movimento mais amplo. Na sexta-feira 1º, os países-membros da Agência Internacional de Energia (AIE) devem se reunir para decidir sobre uma liberação coletiva de petróleo.

Em paralelo, a Opep+, uma aliança formada por 26 países produtores de petróleo, decidiu manter seu cronograma de aumento gradual da produção a partir de maio, quando deverá ofertar mais de 430 mil barris por dia.

 

Matéria elaborada por Revista Oeste: https://revistaoeste.com/mundo/eua-liberam-180-milhoes-de-barris-de-petroleo-de-suas-reservas-estrategicas/

Deixe uma resposta