Skip to main content

Um comboio com cerca de 2 mil caminhoneiros canadenses protesta há quase uma semana contra o passaporte vacinal imposto pelo governo do Canadá. O Freedom Convoy (Comboio da Liberdade, em português) segue nesta sexta-feira, 28, em direção a Ottawa, capital do país.

No início do mês, o Canadá começou a exigir a vacinação de todos os caminhoneiros que chegassem dos Estados Unidos. Os não vacinados, cerca de 15% dos motoristas, são obrigados a cumprir 14 dias de quarentena.

Além de protestarem contra a obrigatoriedade da vacina, os manifestantes pedem a revogação de todas as restrições no combate à covid e a saída do primeiro-ministro, Justin Trudeau.

Caminhoneiros recebem apoio

O protesto dos caminhoneiros já reúne mais de 270 mil seguidores no Facebook e quase 40 mil seguidores no Telegram, e tem recebido manifestações de apoio de políticos conservadores, incluindo o ex-líder do Partido Conservador Andrew Scheer e a deputada Candice Bergen, que pediram protestos pacíficos.

Uma campanha de arrecadação para custear combustível e hospedagem para os manifestantes já chegou a 5,5 milhões de dólares canadenses, cerca de R$ 23 milhões.

Antes do protesto realizado no último sábado em Ottawa, o primeiro-ministro, Justin Trudeau, disse que o grupo de manifestantes mantinha “visões inaceitáveis” e não refletia a maioria dos canadenses.

Segundo Simon Somogyi, professor da Universidade de Guelph — instituição que estuda negócios de alimentos e gestão da cadeia de suprimentos — existe a possibilidade de haver desabastecimento de alimentos no país com as paralisações.

Ele explica que o Canadá importa cerca de US$ 21 bilhões em alimentos dos EUA todos os anos, e que os caminhões desempenham um papel fundamental no transporte. “No final das contas, precisamos de mais caminhões na estrada. Se todos viessem à mesa para uma discussão honesta sobre isso, em vez de fazer declarações políticas, seria melhor para todos”, disse.

Com informações de The Guardian e CBC News

Veja algumas fotos:

Manifestantes seguram cartazes em apoio aos participantes do comboio | Foto: John G. Smith/Trucknews
Bandeiras foram hasteadas ao longo de viadutos e estradas, enquanto o comboio passava por Ontário | Foto: Leo Barros/Trucknews

 

Caminhões foram pintados com frases contra o passaporte de vacina | Foto: John G. Smith/Trucknews

 

Matéria elaborada por Revista Oeste: https://revistaoeste.com/mundo/caminhoneiros-canadenses-protestam-contra-passaporte-vacinal/

Deixe uma resposta