Skip to main content

O humor dos analistas com a economia brasileira neste ano tem melhorado. O Bradesco anunciou na manhã desta segunda-feira (9) que vai elevar a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano pela terceira vez seguida.

A estimativa de expansão da economia foi de 1% para 1,5% em 2022. A projeção se manteve em 0,5% para 2023.

A equipe de análise do banco, liderada pelo economista Fernando Honorato, elevou, no entanto, de 6,9% para 7,5%, a previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 12 meses até dezembro.

De acordo com Honorato, a atividade doméstica e a inflação “têm se mostrado mais resilientes do que o esperado”, o que motivou as revisões. “A inflação atrapalha o crescimento do PIB e retira renda real do trabalhador.”

“Mas o que está fazendo crescer o PIB agora é o emprego melhor do que o esperado, as commodities em alta ajudando empresas do setor e os estímulos do governo, como o saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)”, explicou Honorato.

Em relação ao câmbio, o Bradesco manteve a projeção de R$ 5,10 para o dólar no fim de 2022 e de 2023.

 

Matéria elaborada por Revista Oeste: https://revistaoeste.com/economia/bradesco-eleva-projecao-do-pib-do-brasil-em-2022/

Deixe uma resposta