Skip to main content

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, baniu as importações do petróleo russo para os Estados Unidos nesta terça-feira, 8. “A medida foi tomada com nossos aliados para responder a essa agressão russa”, disse Biden.

Atualmente, os EUA compram 8% do petróleo russo. A norma de Biden aumenta a lista de sanções que já foram estabelecidas por países do Ocidente contra o governo do presidente Vladimir Putin desde a invasão à Ucrânia.

Biden fez um apelo para que os empresários dos EUA evitem a subida exagerada dos preços. “Não é hora de lucros exorbitantes”, observou o chefe do Executivo, durante pronunciamento na Casa Branca.

“Desde que Putin entrou na Ucrânia, o preço da gasolina já subiu US$ 0,75 nos Estados Unidos, e vamos fazer de tudo para que ele não continue prejudicando nossa economia”, afirmou o presidente dos EUA.

 

Sem gás para a Europa

 

Na segunda-feira 7, um alto funcionário russo ameaçou cortar o fornecimento de gás natural da Europa, em resposta a possíveis proibições de importação de petróleo que Moscou pode enfrentar em breve por causa da invasão à Ucrânia.

“Em conexão com as acusações infundadas contra a Rússia, e a imposição da proibição do Nord Stream 2, temos todo o direito de tomar uma decisão espelhada e impor um embargo ao bombeamento de gás através do gasoduto Nord Stream 1, que hoje é carregado no nível máximo de 100%”, disse o vice-primeiro-ministro da Rússia, Alexander Novak.

 

Matéria publicada por Revista Oeste: https://revistaoeste.com/economia/biden-anuncia-fim-da-importacao-de-petroleo-russo/

Deixe uma resposta