Skip to main content

O agronegócio empregou quase 20 milhões de brasileiros no primeiro trimestre. De acordo com o Cepea, da Universidade de São Paulo, essa é a população ocupada pelo setor no terceiro trimestre de 2022.

O número considera trabalhadores assalariados (com e sem carteira assinada) e os por conta própria. A população ocupada ficou próxima de 100 milhões de brasileiros entre abril e junho. Ou seja: cerca de 20% dela trabalhavam no agronegócio. O Cepea fez o levantamento em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Ministério do Trabalho.

A quantidade de trabalhadores ocupados pelo agronegócio no segundo trimestre representa um crescimento próximo de 5% sobre o resultado em igual intervalo no ano anterior. Além disso, esse número é o maior para o período desde 2015.

“Esse avanço trata de uma recuperação de ocupações que foram perdidas pelos desdobramentos da crise gerada pela pandemia”, informam os pesquisadores do Cepea. “Dentre os segmentos, os destaques foram as agroindústrias e os agrosserviços, que apresentaram crescimentos significativos, de quase 371 mil e de 605 mil pessoas, respectivamente, perante o mesmo período do ano passado. Entre o primeiro e o segundo trimestres, especificamente, a população ocupada no agronegócio aumentou 1,9%, e isso se deve às variações positivas observadas em todos os segmentos.”

 

Matéria elaborada por Revista Oeste: https://revistaoeste.com/agronegocio/agronegocio-emprega-20-populacao-ocupada-no-brasil/

Deixe uma resposta