Skip to main content

O jornalista Boris Casoy, da CNN Brasil, qualificou como “censura” a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de proibir a TV Jovem Pan News de comentar casos que envolvem as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi proferida nesta quinta-feira, 20, no quadro Liberdade de Opinião.

“Isso fere diretamente a Constituição brasileira”, disse Casoy. “Isso se chama censura prévia. Não deixam abordar esse ou aquele assunto. O TSE tanto fez, tanto tentou, tanto deitou e rolou que acabou tropeçando em suas próprias decisões.”

O jornalista acredita que a postura do TSE favorece o petista “Se você olhar as decisões tomadas a favor de Lula e contra Bolsonaro, perceberá que há um desequilíbrio favorável ao candidato petista”, observou. “E o TSE, que é irmão gêmeo do STF, acabou cometendo um grave equívoco em um setor que o STF tem de vigiar, que é o respeito à Constituição.”

 

Jovem Pan é alvo do TSE

 

Em editorial publicado na quarta-feira 19, a Jovem Pan informou que está sob censura. Segundo a emissora, o TSE proibiu a empresa de comentar assuntos que envolvem as condenações de Lula, candidato ao Palácio do Planalto nas eleições de 2022.

A emissora argumenta que a decisão da Corte foi proferida “ao arrepio do princípio democrático de liberdade de imprensa”, que proíbe qualquer forma de censura e obstáculo para a atividade jornalística. “Não importa o contexto, a determinação do Tribunal é para que esses assuntos não sejam tratados na programação jornalística da emissora”, diz o texto.

A Jovem Pan alerta para os riscos da escalada autoritária do TSE, visto que a decisão de cercear a liberdade de imprensa pode afetar todos os veículos de comunicação do país. “Enquanto as ameaças às liberdades de expressão e de imprensa estão se concretizando como forma de tolher as nossas liberdades como cidadão neste país, reforçamos e enfatizamos nosso compromisso inalienável com o Brasil”, comunicou a emissora. “Acreditamos no Judiciário, nos demais Poderes da República e nos termos da Constituição Federal de 1988. Defendemos os princípios democráticos da liberdade de expressão e de imprensa e fazemos o mais veemente repúdio à censura.”

 

Matéria elaborada por Revista Oeste: https://revistaoeste.com/politica/eleicoes-2022/boris-casoy-alerta-para-autoritarismo-do-tse-censura/

Deixe uma resposta