Skip to main content

O Brasil avançou na meta de ingressar na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O conselho de ministros da entidade internacional de fomento ao comércio aprovou nesta sexta-feira, 10, o cronograma de adesão dos brasileiros, formalizado na ata da reunião realizada em Paris.

Agora, a expectativa é que o trâmite dure de três a cinco anos, com um caminho marcado por alguns requisitos a cumprir pelo país.

Em maio, em participação no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, o ministro da Economia, Paulo Guedes, havia pressionado publicamente a OCDE em favor da aceitação do Brasil. Na oportunidade, o integrante o governo brasileiro mencionou uma suposta resistência por parte de representantes de França e Bélgica dentro da organização.

Na reunião desta sexta-feira, não houve nenhuma objeção ao plano com o Brasil. Segundo o Valor Econômico, o itinerário proposto foi saudado com palmas por todos os participantes e, em seguida, por declarações do secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann.

Além do Brasil, os ministros da OCDE também aprovaram planos para a aceitação de Peru, Bulgária, Croácia e Romênia na organização.

Por sua vez, a Argentina teve o convite congelado, depois que o governo do presidente Alberto Fernández não se comprometeu com as condições estipuladas pela entidade de comércio internacional.

A expectativa é que o caminho de adesão do Brasil seja marcado por análises de diferentes aspectos da economia do país, passando por saúde tributária, confiança nas instituições e até questões ligadas ao desmatamento em reservas ambientais.

 

Bolsonaro comemora

 

Em Los Angeles, onde participa da Cúpula das Américas, o presidente Jair Bolsonaro comentou o avanço do Brasil no processo de admissão na OCDE. “Trabalhamos duro para viabilizar nossa entrada na entidade, reunimos apoio de todos os países membros e estamos finalmente sendo reconhecidos”, disse.

 

Matéria elaborada por Revista Oeste: https://revistaoeste.com/economia/ocde-aprova-cronograma-para-ingresso-do-brasil/

Deixe uma resposta