Skip to main content

Tarcísio Gomes de Freitas, ex-ministro de Infraestrutura, palestrou nesta quarta-feira, 6, em um evento do Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio. Pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo, ele elogiou o desempenho dos produtores rurais brasileiros.

“O agro foi testado no momento de crise como foi a pandemia”, disse Tarcísio. “Enfrentamos a pandemia sem faltar produto na prateleira do supermercado. Pelo contrário, o agronegócio funcionou, manteve nossas prateleiras abastecidas e impulsionou nossa balança comercial. Gerou divisas importantes para o enfrentamento dessa crise.”

O ex-ministro discorreu sobre os avanços que o país teve em infraestrutura e os resultados para os produtores rurais. “Onde tem agro tem de ter infraestrutura”, afirmou. “Aquela noção que tinha de infraestrutura antiga, em que não se planejava a longo prazo e sem a capacidade de fazer projetos, está ficando, cada vez mais, no passado.”

De acordo com o Tarcísio, o Brasil avançou no marco da cabotagem — o transporte marítimo ao longo da costa. Ele também comentou abertura do mercado ferroviário, citando vários pedidos a execução de projetos que sugiram em todo o país em razão da medida. “Nós vamos ver as ferrovias emoldurando o nosso território e permitindo o escoamento da produção”, afirmou.

“Há uma quantidade gerada de investimentos de infraestrutura muito grande”, destacou. “Quando nós olhamos o que aconteceu no Brasil nos últimos anos, nós percebemos o momento de transição de uma era antinegócios para uma era pró-negócios.”

Ele reconheceu que os produtores rurais brasileiros enfrentaram condições adversas para empreender em regiões inóspitas, que “nem sequer tinham estradas”. E concluiu que a “maior homenagem que o setor de infraestrutura pode fazer ao agronegócio é fornecer uma infraestrutura de qualidade a partir de agora”.

 

Matéria elaborada por Revista Oeste: https://revistaoeste.com/agronegocio/agro-manteve-as-prateleiras-cheias-durante-a-pandemia-afirma-tarcisio/

Deixe uma resposta