Skip to main content

O Ministério da Agricultura aprovou um programa na semana passada para a expansão da produção de trigo no Brasil Central. O bloco de Estados é formado por Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rondônia. O trabalho será coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e conta com parcerias de produtores e da indústria moageira.

“Neste processo, os produtores de sementes têm papel fundamental, já que a expansão da área depende da disponibilidade de sementes de trigo em quantidade e com qualidade para suprir a demanda crescente”, disse Jorge Lemainski, chefe-geral da Embrapa Trigo.

Com a ação, estima-se expansão da área em 100 mil hectares de trigo na região, podendo gerar extra de 300 mil toneladas na produção de trigo por ano. Atualmente, a colheita da região é estimada em cerca de 260 mil toneladas, ocupando cerca de 100 mil hectares de área plantada.

“É preciso considerar que, além de prover segurança alimentar ao país, a expansão do trigo no Cerrado também promove agregação de renda e empregos na região, principalmente em empresas de insumos e produtores de sementes, já que a cultura do trigo é inserida em áreas que ficam em repouso na estação seca”, afirma Lemainski.

De forma geral, as ações da estatal serão orientadas para três linhas principais: transferência de tecnologia, caracterização dos municípios produtores e combate à brusone, principal doença limitante da cultura na região.

 

Matéria elaborada por Revista Oeste: https://revistaoeste.com/agronegocio/embrapa-encabeca-programa-expandir-producao-de-trigo/

Deixe uma resposta