Skip to main content

O governo brasileiro apresentou nesta segunda-feira, 21, um pacote de medidas de incentivo à produção do biometano. O combustível renovável é obtido pela purificação do biogás e pode substituir gás natural, diesel e gasolina.

A cerimônia de lançamento, nesta segunda-feira, contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que pilotou um trator durante o evento.

O ministro de Meio Ambiente, Joaquim Leite, assinou a portaria que cria o Programa Nacional de Redução de Emissões de Metano, o Metano Zero, que promete avanços na geração e no aproveitamento de biometano a partir de resíduos urbanos e rurais.

“O Programa Metano Zero trata o lixo da cidade, o lixo do campo. São resíduos de aves, suínos, cana-de-açúcar, laticínios e aterros sanitários”, afirmou Leite. “Tudo isso para gerar o biogás, que gera energia, e o biometano, que gera o combustível para veículos pesados. Teremos a oportunidade de andar em caminhões, tratores e ônibus movidos a biometano, reduzindo o custo de combustível”, acrescentou o ministro do Meio Ambiente.

De acordo com o governo, a inserção do biometano vai proporcionar a construção de novas plantas para produção do combustível, aumentando a oferta do produto e a instalação de corredores verdes para abastecimento de veículos pesados.

O total de investimento previsto é superior a R$ 7 bilhões, na construção e operação das novas unidades. A ideia é construir 25 novas plantas em seis Estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

O incentivo à produção e ao uso de biometano no Brasil visa a proporcionar a substituição de quase 1 bilhão de litros de diesel até 2027, segundo apresentação do Ministério de Minas e Energia no lançamento desta segunda-feira.

Dessa forma, o volume de produção atual, de 400 mil metros cúbicos/dia em dez usinas, deve subir para 2,3 milhões em 2027, gerados em 25 unidades. A ministério calcula ainda que o Brasil tem potencial para produzir até 120 milhões de metros cúbicos por dia, o que equivale a 70% da demanda nacional de diesel.

“Estamos dando novo passo para a consolidação de um mercado aberto e competitivo que buscamos, ao proporcionar aos investidores de bioenergia a mesma condição de que já dispunham os produtores de gás natural”, afirmou Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia.

 

Matéria elaborada por Revista Oeste: https://revistaoeste.com/brasil/governo-anuncia-medidas-de-incentivo-a-producao-de-biometano/

Deixe uma resposta