Skip to main content

ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta quarta-feira, 16, que tem esperanças no avanço das negociações com a Ucrânia. A declaração foi concedida depois de a Ucrânia passar a negociar sobre sua neutralidade, uma das condições impostas pela Rússia para pôr fim ao conflito.

Lavrov antecipou a jornalistas que o status neutro da Ucrânia será discutido seriamente com as garantias de segurança da Rússia. “Isso está sendo discutido nas negociações”, afirmou. “Existem formulações absolutamente específicas que, na minha opinião, estão próximas de um acordo.”

O Kremlin também pede a desmilitarização e “desnazificação” da Ucrânia. Lavrov ressaltou a “mudança no posicionamento” do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e disse que isso representa “realismo”. “Claramente, ele estava fazendo declarações bastante conflituosas antes”, disse Lavrov.

Está prevista para amanhã uma nova rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia. Mykhailo Podoliak, conselheiro da Presidência ucraniana, afirmou que as conversas estão “muito difíceis” no momento: “Existem contradições fundamentais. Mas certamente há espaço para concessões”.

 

Terceira semana de conflitos entre Ucrânia e Rússia

 

Os ataques da Rússia à Ucrânia chegaram ao 21° dia. Os russos estão cercando a capital ucraniana, Kiev, na tentativa de tomar o controle do país. Nesta quarta-feira, 16, o presidente Volodymyr Zelensky pediu ao Ocidente e seus aliados que dobrem a aposta para conter os ataques da Rússia. Com direito a imagens fortes, citações a Martin Luther King Jr. e ao 11 de setembro, Zelensky solicitou mais sanções contra políticos russos, armas e uma zona de exclusão aérea.

 

Matéria elaborada por Revista Oeste: https://revistaoeste.com/mundo/russia-informa-que-acordo-com-ucrania-pode-estar-perto/

Deixe uma resposta