Skip to main content

A terceira reunião entre Ucrânia e Rússia, realizada nesta segunda-feira, 7, terminou com tímidos progressos. Os países do Leste Europeu debatem eventual cessar-fogo, mas há discordâncias entre as partes.

Segundo o negociador ucraniano Mykhailo Podolyak, houve pequenos avanços na logística de corredores humanitários. “As consultas continuarão”, revelou. “Por hoje, não temos resultados fortes.

Já Vladimir Medinsky, negociador russo, disse que gostaria de levar um resultado mais concreto a Moscou. Porém, entende que a situação é difícil. “As negociações terão continuidade, e esperamos que, na próxima vez, cheguemos a algum resultado”, afirmou. “Será um trabalho difícil, mas constante.

Os representantes de ambos os países se encontrarão na próxima quinta-feira, 10, na tentativa de buscar soluções.

 

O que Putin quer da Ucrânia

 

A Rússia interromperá os ataques à Ucrânia, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, em entrevista concedida à agência ReutersMas exige uma série de contrapartidas para isso. O Kremlin ordena que Kiev se renda militarmente; assegure, por meio constitucional, que não irá aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nem à União Europeia (UE); reconheça a Crimeia, invadida em 2014, como território russo; e aceite as repúblicas separatistas do Donbass (Donetsk e Luhansk) como independentes.

Clique aqui para ler a matéria completa.

 

Matéria elaborada por Revista Oeste: https://revistaoeste.com/mundo/reuniao-entre-ucrania-e-russia-termina-com-pequenos-avancos/

Deixe uma resposta