Skip to main content

agronegócio brasileiro rompe fronteiras dentro e fora da cerca. Em 1º de maio, a brasileira Vanusia Nogueira se tornará a primeira mulher a comandar a Organização Internacional do Café (OIC).

Filha e neta de produtores, ela foi eleita para o mandato de cinco anos à frente do cargo de diretora-executiva do órgão. Seu antecessor era o também brasileiro José Dauster Sette. A OIC possui mais de 50 países-membros, entre exportadores e importadores — juntas essas nações são responsáveis por praticamente 100% da produção e 70% do consumo do grão no planeta.

“Buscaremos coordenação setorial para trabalhar questões prioritárias, como renda próspera e de bem-estar, para cobrir custos e possibilitar uma vida decente aos produtores”, disse. A diretora eleita prometeu “ampliar a transparência de mercado” e “propor e implantar políticas e mecanismos de financiamento globais”.

Há 25 anos atuando no setor, Vanusa ocupa hoje o cargo de diretora-executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais. Além disso, a produtora é integrante do Conselho Nacional do Café, da “Rainforest Alliance”, da “Alliance for Coffee Excellence” e da “Specialty Coffee Association”.

 

Café no Brasil

 

Em 2021, os produtores brasileiros foram responsáveis por cerca de um quarto de toda a produção mundial de café. De acordo com os dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o país tem a maior produção do grão no planeta.

 

Matéria elaborada por Revista Oeste: https://revistaoeste.com/agronegocio/brasileira-e-a-1a-mulher-no-comando-da-organizacao-internacional-do-cafe/

Deixe uma resposta